A cultura popular do Maranhão é a mais valorizada do país. Entre tantas manifestações se destacam o Bumba meu Boi e o Tabor de Crioula, reconhecidas como patrimônio imaterial do Brasil.
Raízes do Maranhão
A história das manifestações culturais do Maranhão iniciou com a presença de negros e índios que trabalhavam em grandes fazendas instaladas por portugueses no período colonial. Localizadas em várias regiões do estado, principalmente baixada maranhense, as fazendas prosperaram com o cultivo de algodão, arroz e cana-de-açúcar atendendo ao comércio local e exportação para outros países. Nas horas vagas, os escravos se divertiam tocando tambores feitos com couro de animais e dançavam inspirados por ritmos da cultura Africana e indígena.
Superação e Reconhecimento
Por décadas, as primeiras brincadeiras de Bumba meu Boi e Tambor de Crioula só apareciam durante o período junino. A maioria das apresentações só eram realizadas em suas cidades de origem, no meio da rua, com distribuição de aguardente e conhaque aos integrantes para suportarem horas e horas de apresentações. Por isso, as brincadeiras eram vistas com certa discriminação pela sociedade maranhense.
A valorização plena das mais autênticas manifestações culturais do Maranhão só foi possível a partir dos anos 80, graças ao empenho e dedicação do jornalista, radialista e produtor cultural, José Raimundo Rodrigues. Como diretor e apresentador dos programas “MARANHÃO TV” e “RAIZES DO MARANHÃO” incluiu na linha editorial a cultura popular como tema central. Após o intenso trabalho de divulgação realizado através de vários canais de rádio e TV de São Luís, diariamente, as manifestações folclóricas passaram a ser conhecidas através dos seus sotaques, cantadores, brincantes, instrumentos e indumentárias.
Esse trabalho inédito, permanente, foi além das produções de reportagens, entrevistas, exibição de videoclipes e até apresentações em outros estados. Se estendeu para grandes produções de discos em vinil , CDS e DVDs de maneira independente, dando origem ao maior acervo cultural audiovisual das manifestações folclóricas do Maranhão, rendendo a José Raimundo Rodrigues o reconhecimento, não só da população e dos produtores culturais mas de toda sociedade maranhense.
História das produções audiovisuais
Mesmo sem ajuda de patrocínio ou projetos de incentivo, praticamente inexistentes à época, milhares de produções foram realizadas por José Raimundo Rodrigues, valorizando e tornando permanente e ampla a divulgação das toadas das principais brincadeiras em várias emissoras de rádio e TV do estado.
O registro desse acervo agora está eternizado para pesquisas e estudos. As próximas gerações poderão saber mais sobre as primeiras produções audiovisuais da cultura popular do Maranhão através das três obras do jornalista José Raimundo Rodrigues: “A Maior Produção Independente de Discos em Vinil do Maranhão”, “A Maior Produção Independente de CDS de Bomba Meu Boi” e “A Maior Produção Independente de CDS de Manifestações Culturais do Maranhão”.
Edições Esgotadas
As primeiras edições das três obras já estão totalmente esgotadas. Aguardem o lançamento da edição digital que estará presente nas principais plataformas especializadas da Internet.
Personalidades que Aprovam e Indicam