GREVE DOS RODOVIÁRIOS: O Poder Legislativo de São Luís aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito Eduardo Braide (PSD) que autoriza o executivo municipal a custear o transporte por aplicativo para os usuários prejudicados pela greve dos rodoviários.
O jornalista José Raimundo Rodrigues ouviu alguns vereadores que foram unânimes pelo voto a favor.
Para o vereador André Campos, o ideal mesmo é que o executivo promova uma decisão definitiva.
“O ideal é que a gente não abra mão do ponto principal do projeto que é a nova licitação.”, afirmou o vereador André Campos.
O vereador Antônio Garcês também concorda que uma nova licitação é uma medida urgente.
“Eu acredito que a única maneira de resolver essa situação é iniciar uma nova licitação.”, concordou Antônio Garcês.
Para o vereador Marcelo Poeta o que vai salvar o transporte público de São Luís é uma nova licitação.
“Essa foi a melhor ação do prefeito, foi a de encaminhar o projeto para iniciar uma nova licitação para o transporte público de São Luís.”, confirmou Marcelo Poeta.
Contrapondo-se à maioria dos colegas, para o vereador Aldir Júnior, a prefeitura precisa aproveitar o momento para estudar uma forma de criar uma empresa municipal de transporte público.
“Os empresários não pensam em oferecer um serviço de qualidade, creio que seja o momento de avaliar a criação de uma empresa de transporte público municipal.”, afirmou Aldir Júnior.
O vereador Otávio Soeiro concorda com a maioria por acreditar que o contrato de concessão atual está cheio de vícios e ilicitudes.
“A Câmara deve replicar a voz das ruas. A maioria concorda que uma nova licitação é o melhor caminho.” Concordou Soeiro.
Para o vereador Cleber Filho, uma nova licitação vai proporcionar melhoria na qualidade dos serviços oferecidos atualmente à população.
“Eu entendo que esse é o momento de, através da licitação, poder garantir que o ar condicionado esteja realmente funcionando e que seja garantida uma frota com menos de dez anos de uso. Enfim, um transporte coletivo que seja realmente de qualidade.” Avaliou Cleber Filho.
Edson Gaguinho concorda que uma nova licitação vai garantir melhor qualidade na prestação de serviços de transporte público na capital.
“Acredito que uma nova licitação irá resolver, de uma vez por todas, esse problema de transporte público em São Luís.” Concordou o vereador Edson Gaguinho.
Além de enviar o Projeto de Lei para aprovação da Câmara, Braide utilizou sua rede social para criticar a postura dos empresários do setor, alegando que utilizam o movimento grevista como pressão para obter aumentos tarifários. Tambem afirmou que a prefeitura repassou R$ 89 milhões em subsídios no último ano, sem que houvesse melhorias significativas no serviço.