Com mais de 60 dias de programação e mais de 800 atrações nacionais e locais em todo o estado, o São João do Maranhão 2025 traz o slogan “O maior do mundo é aqui no Maranhão”. Para concretizar essa grande festa, a gestão estadual investe na cultura e formaliza parcerias garantindo uma diversificada e extensa programação.
O governador Carlos Brandão destacou essas características durante visita a arraiais do São João do Maranhão na noite de sexta-feira (27). O chefe do Executivo estadual acompanhou a programação dos arraiais do Santo Antônio (Centro), do Cohatrac, da Cidade Operária e do Parque da Juçara (Maracanã).
“Pense na saudade que eu estava do nosso São João do Maranhão. Estive no tradicional Arraial de Santo Antônio, que teve uma programação especial em homenagem ao Dia Estadual do Cacuriá […]. Muita alegria e cultura pulsando em cada detalhe”, comentou o governador pelas redes sociais.
Por meio da Lei Estadual 12.583, o dia 27 de junho é reconhecido como o Dia Estadual do Cacuriá, a data marca o aniversário de Dona Teté, maior expoente dessa manifestação cultural e que faleceu em 2011. Em celebração à memória de Dona Teté se apresentaram no Arraial de Santo Antônio os grupos Cacuriá Mirim de Ildenê, Cacuriá da Luz, Cacuriá da Basson e o Cacuriá Balaio das Rosas.
O segundo local visitado foi o Arraial do Cohatrac onde o governador ressaltou a importância das parcerias para fazer o maior São João do mundo. A programação contou com o Cacuriá do Jhon, Bumba Boi de Morros, Bumba Boi de Axixá, Bumba Boi Encanto do São Cristóvão, Bumba Boi Esplendor da Ilha e show de Diel França.
“Fomos muito bem recebidos no arraial [do Cohatrac] realizado em parceria com o vereador Thyago Freitas. Uma grande festa que leva a nossa cultura para pertinho das pessoas”, comentou o governador.
No Arraial da Cidade Operária, a programação teve como atrações o Bumba Boi Cabeceiras, show do cantor Kennedy Aranha, Balaio Junino (Grupo GDAM), Bumba Boi Brilho da Ilha, Bumba Boi de Nina Rodrigues e encerramento com o cantor Edu Godinho. Brandão reforçou a importância das parcerias e o impacto do São João para a economia.
“O Arraial da Cidade Operária é realizado em parceria com o vereador Edson Gaguinho. Essa é mais uma festa tradicional que ajuda a aproximar as festividades juninas dos bairros da capital, gerando emprego e renda e movimentando o comércio local”, frisou.
O último local visitado foi o Arraial do Parque da Juçara, no Maracanã, onde o governador Carlos Brandão lembrou a raiz cultural da região.
“Claro que não poderia faltar festa no bairro que é casa de um dos grupos de bumba boi mais tradicionais do Maranhão, além de outras tradições culturais […]. Marcamos presença no Arraial do Maracanã, realizado em parceria com o vereador Marlon Botão”, observou.
A programação no Parque da Juçara contou com Dança Portugues Majestade de Coimbra, Cacuriá do Jhon, Bumba Boi da Alemanha, Bumba Boi Thais Moreno, Bumba Boi da Lua e Bumba Boi da Maioba.